Notícias

Economia de Caxias do Sul cai 18,7% em 2015

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 02/02/2016

Números da atividade econômica no ano passado foram divulgados nessa terça-feira (2) pela CIC e CDL - Foto: Taís Giacomet/CIC
Números da atividade econômica no ano passado foram divulgados nessa terça-feira (2) pela CIC e CDL - Foto: Taís Giacomet/CIC

A economia de Caxias do Sul sofreu uma queda de 18,7% no ano passado, confirmando as projeções da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de fechamento negativo em 2015 em relação ao ano anterior. 2014 já havia sofrido uma queda de 7,3%. Indústria e comércio registraram as maiores retrações: 23% e 29%, respectivamente. O segmento de serviços resistiu até o mês de maio, mas a partir de junho começou a registrar desempenhos negativos até fechar com uma redução de 4,6% ao final dos 12 meses. Os números do desempenho da atividade econômica local no ano passado foram divulgados nessa terça-feira (2), na CIC, pelas duas entidades empresariais.

Para o vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, a economia sofre os reflexos da instabilidade política e se ressente da falta de confiança nos rumos do País. Zignani acredita que a economia local viverá um primeiro semestre ainda negativo, e espera alguma retomada somente a partir do segundo semestre de 2016. “A grande saída para as indústrias de Caxias do Sul está nas exportações e no agronegócio”, afirma o vice-presidente da CIC.

De acordo com a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC e assessora de Economia da CDL Maria Carolina Gullo, no comparativo entre os meses de dezembro de 2015 e dezembro de 2014, a economia caxiense teve redução de quase 20%. Já em dezembro em relação a novembro de 2015, houve leve queda de 0,3%. “Todos os três grandes segmentos da nossa economia estão em queda, e 2015 foi pior do que 2014 para a nossa atividade econômica”, ressalta Maria Carolina.

O estudo da CIC mostra que todos os componentes do Índice do Desempenho Industrial, que ocasionaram os 23% de queda do setor, como utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas, compras e vendas industriais e massa salarial, registraram desempenhos negativos em 2015. Só para se ter ideia, as compras industriais tiveram redução de 36,8% no ano passado. As vendas industriais também apresentaram índice negativo acima de 28%.

Empregos - O ano de 2015 se encerrou com um total de 165.560 postos de trabalho em Caxias do Sul, com a perda de 14.171 vagas, 7,9% a menos em 2015 em relação a 2014. A indústria foi o setor com pior desempenho, com queda de 13% no volume de empregos. Comércio e serviços tiveram quedas de 4,7% e 2,3% respectivamente. As entidades, porém, não acreditam que o desemprego crescerá ainda mais. “A maior parte do ajuste já foi feita", pondera a diretora.

Comércio internacional - Outro dado apresentado pela CIC foi o desempenho das exportações e importações do município. As exportações caíram 10,6% e as importações, 31,3% em 2015. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse um crescimento de 11,5% no ano passado. Em 2015, os principais destinos das exportações caxienses foram Argentina, Chile, Estados Unidos, Peru, México, Uruguai, China e Equador. E os principais países de origem das importações foram China, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Índia e Argentina.

Também participaram da apresentação do desempenho da economia de Caxias do Sul o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, o diretor Financeiro da CDL, Ivonei Pioner, e a assessora de Economia da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC