Notícias

CIC manifesta preocupação com fechamento de empresas e sugere união e medidas para enfrentamento da crise econômica

Gerais

Publicado em 29/01/2016

A crise que tem afetado o Brasil, especialmente no último ano, tem impactado de maneira muito dura a economia local. O recente fechamento da Robertshaw e de uma das unidades do Super Kastelão expõe a dura realidade imposta pelos desequilíbrios econômicos, políticos e sociais vividos pelo País, e Caxias do Sul é uma das cidades que mais têm sentido os efeitos perversos dessa recessão.

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) recebeu essas notícias com muito pesar e já há algum tempo tem manifestado intensa preocupação com o futuro das empresas e sobre sua permanência no município. A entidade lamenta o ocorrido e, principalmente, sente-se consternada com o elevado número de pessoas que ficarão sem seus empregos.

A CIC reconhece que o quadro é delicado e requer que todos os esforços possíveis sejam empreendidos pelas entidades empresariais, de trabalhadores e pela Administração Pública Municipal para evitar que mais empresas encerrem definitivamente as suas atividades ou que se transfiram para outras regiões do País, levando embora investimentos que poderiam contribuir com o nosso desenvolvimento.

O momento exige soluções urgentes para reduzir o impacto desta forte crise que estamos enfrentando. A CIC reafirma sua disposição de somar esforços e continuar com o intenso trabalho de reter as empresas e captar novos negócios para a cidade e Região, mantendo o compromisso assumido de promover a geração de emprego e renda para a população.

A entidade também entende de extrema importância que todas as empresas adotem diversas medidas na tentativa de superar ou minimizar o forte impacto da instabilidade econômica, objetivando manter suas atividades, quer sejam industriais, comerciais ou de serviços, como rever contratos e acordos com fornecedores, compras e vendas, de forma a evitar a inadimplência e situações mais drásticas. A hora é de adotar a flexibilidade, a negociação, a colaboração. O fechamento dessas empresas comprova a necessidade urgente de se pensar em uma política de desenvolvimento para Caxias do Sul que seja à prova de crises e permita a continuidade das nossas empresas e, consequentemente, dos empregos, e o desenvolvimento do nosso município e da Região. A CIC também acredita que esses fatos devem servir de alerta para que as próximas negociações entre as entidades patronais e de trabalhadores não criem novos obstáculos à sobrevivência das empresas.

Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC)

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC