Notícias

Crise econômica e gargalos na infraestrutura pautam reunião entre dirigentes da CIC e secretário estadual Fábio Branco

Gerais

Publicado em 26/01/2016

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia foi recebido na entidade nessa terça-feira (26) - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia foi recebido na entidade nessa terça-feira (26) - Foto: Giovana Schmitt/CIC

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Nelson Sbabo, esteve reunido na manhã dessa terça-feira (26) com o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco. Por solicitação do governador José Ivo Sartori, a visita do secretário, que veio acompanhado da coordenadora executiva do Setor Automotivo, Maria Paula Merlotti, teve por objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo de Caxias do Sul e Região diante da crise econômica e, a partir de temas prioritários, buscar meios para minimizar os seus impactos. “Queremos saber de que maneira o estado pode contribuir na superação dessa crise e com o desenvolvimento da Região”, destacou o secretário.

Os gargalos logísticos e de infraestrutura predominaram entre os temas elencados por Sbabo e pelos vice-presidentes de Comércio, Ivanir Gasparin, e de Serviços, Shirlei Omizzolo, como fatores inibidores do desenvolvimento. Os dirigentes da CIC ressaltaram a importância da conservação das rodovias, a construção do aeroporto de Vila Oliva, o transporte de mercadorias por hidrovias e até mesmo a retomada do modal ferroviário de passageiros e de cargas.

“No setor metalmecânico, por exemplo, o tombo foi grande, perdemos muitos empregos”, relatou Sbabo. Para o presidente da CIC, as empresas têm capacidade de produção, mas não há disponibilidade de crédito, além da falta de investimentos em infraestrutura, o que afeta a produtividade. “Estamos preocupados em manter as empresas aqui”, frisou. As lideranças empresariais também ressaltaram os problemas enfrentados na área da segurança pública, os atrasos na aprovação de projetos decorrentes da burocracia e as dificuldades financeiras do estado.

Fábio Branco sugeriu à CIC participar como parceira na realização de um seminário regional para debater oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas, a ser promovido pelo governo do Estado em março, em Caxias do Sul. Sbabo elogiou a iniciativa e colocou a entidade à disposição para a realização do evento.

O diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, também participou da reunião.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC