Notícias

PGQP abre inscrições para o Prêmio Qualidade RS 2016

Desenvolvimento e Competitividade

Publicado em 25/01/2016

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Qualidade RS 2016, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). As organizações interessadas em concorrer na 21ª edição do Prêmio Qualidade RS, considerado o Oscar da Qualidade, podem efetuar sua inscrição diretamente no site www.portalqualidade.com/pgqp/pqrs. O prazo para inscrição termina no dia 10 de fevereiro. A solenidade de premiação acontecerá em julho. Mais informações pelo telefone (51) 3216-8800. 

O Prêmio Qualidade RS foi criado em 1996 para incentivar e valorizar as organizações gaúchas que mais se destacam na busca pelo aprimoramento do seu sistema de gestão. Desde então, o PGQP recebeu mais de 2,3 mil candidaturas, com 1.476 reconhecimentos para 731 organizações diferentes. O reconhecimento é alcançado nas seguintes categorias: Medalha Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. 

Reconhecimento e competitividade - Ao participar do Prêmio Qualidade RS, as organizações tem seu sistema de gestão avaliado por meio de uma visita de uma banca examinadora, imparcial, que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente. O modelo utilizado pelo PGQP proporciona uma avaliação sistêmica, gerando uma realimentação formal. Ao final do processo, ao receber o Relatório de Avaliação, as lideranças das organizações participantes recebem os pontos fortes e oportunidades de melhoria, a partir do qual pode ser estruturado um consistente plano de aperfeiçoamento das práticas gerenciais. O Prêmio também viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto ao seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão. 

Critérios - O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão através de oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, às organizações interessadas precisam ter adesão ao PGQP, além de elaborar o relatório da gestão que será avaliado por uma equipe de avaliadores e julgado por uma banca de juízes. É recomendado, mas não obrigatório, ter participado das três etapas do Sistema de Avaliação da Gestão: treinamento, autoavaliação e avaliação externa.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PGQP