Notícias

Reunião-almoço da CIC debate saúde do homem

Saúde

Publicado em 23/11/2015

Idade, dieta pobre em fibras e rica em gordura e hereditariedade estão entre os principais fatores de risco do câncer de próstata, que é a segunda causa de morte por câncer no mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Geralmente, o câncer de próstata é descoberto após os 60 anos. As informações são do urologista gaúcho Marcos Dall’Oglio, professor da Faculdade de Medicina de São Paulo, que palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (23), numa iniciativa da Diretoria de Saúde da entidade dentro da campanha Novembro Azul.

De acordo com o médico, um em cada seis homens no mundo pode desenvolver a doença, o que representa 17% da população masculina. “Um índice bastante alto”, alertou.  Como prevenção à doença, Dall’Oglio indicou a redução do colesterol e do peso; atividade física regular; consumo de fibras, vegetais, peixe e consumo moderado de vinho; não fumar e não beber. Ele também discorreu sobre o a hiperplasia benigna, uma das condições mais diagnosticadas de doenças da próstata, e o impacto na qualidade de vida e na saúde sexual do homem. Esse crescimento benigno, de acordo com o urologista, também tem como causa a idade avançada, a obesidade, histórico familiar e fator racial.

A detecção do câncer de próstata é feito pelo exame de toque, exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e diagnóstico por imagem. “Se detectado precocemente, se consegue tratar com eficiência e com baixo risco de sequela”, afirmou o médico. Ainda de acordo com ele, entre 15% a 20% dos homens que possuem a doença são diagnosticados com câncer indolente, ou seja, são tumores malignos que não precisam nem de tratamento, apenas de acompanhamento.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC