Notícias

Economia de Caxias do Sul acumula 15,7% de queda no ano

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 29/09/2015

Números foram divulgados nessa terça-feira (29), na CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC
Números foram divulgados nessa terça-feira (29), na CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC

O mês de agosto não registrou nem queda, nem crescimento na atividade econômica de Caxias do Sul em comparação com julho. Indústria e serviços apresentaram desempenho negativo no último mês, enquanto o comércio apresentou recuperação, o que equilibrou o resultado. No entanto, na comparação com agosto de 2014, a economia de Caxias do Sul sofreu uma queda de 15,5%, com os três segmentos fechando no negativo, sendo que indústria e comércio tiveram quedas superiores a 21%. Os números do desempenho da economia caxiense foram divulgados nesta terça-feira (29) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A economia local chegou a agosto acumulando queda de 15,7% em 2015. No comparativo dos últimos 12 meses, o índice de redução é de 12,6%. Já a análise por setor indica que a indústria registrou decréscimo de quase 2,4% na comparação com julho e de 21,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi também o setor que mais cortou empregos em agosto. O comércio, por sua vez, registrou alta de 8,2% em agosto se comparado com julho. No acumulado do ano, o desempenho do comércio, porém, é negativo na ordem de 23,6%. Já o setor de serviços apresentou ligeira queda de 0,3% em suas atividades em agosto em relação a julho. Nos índices acumulados também apresentou queda, mas menos expressiva que os demais setores. “Não vemos nenhum sinal de recuperação da economia. Teremos um período bastante longo de dificuldades”, prevê o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani. Segundo ele, o País atravessa um ciclo de muita desconfiança e instabilidade econômica, fazendo com que as empresas não invistam e as pessoas não consumam.

Empregos - Em relação aos postos de trabalho, em agosto foram cortadas 2.055 vagas em Caxias do Sul, o que significa uma redução de 1% em relação ao mês anterior, totalizando 172.541 vagas. Os três setores apresentaram redução no emprego. Nos últimos 12 meses, já são 11.576 empregos a menos em Caxias do Sul. Conforme disse Zignani, os postos de trabalho na indústria, que somavam 80.648 em agosto, estão iguais a 2009. Nesses seis anos, o setor já chegou a empregar mais de 94 mil pessoas.

Mercado externo – O saldo da balança comercial caiu 36,4% em agosto em relação a julho, em função da queda de 25,5% nas exportações e de 4,3% nas importações. No entanto, o saldo da balança comercial cresceu 9% nos últimos 12 meses, totalizando US$ 452 milhões. No acumulado do ano, o saldo da balança comercial caxiense totaliza US$ 268 milhões, alta de 4,8% em relação ao mesmo período de 2014.

Os principais destinos das exportações caxienses em agosto foram Argentina, Estados Unidos, Chile, México, Peru, Uruguai, China e Equador, e são basicamente de bens de capital e peças, acessórios e equipamentos para transporte. Já as importações tiveram origem da China, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Índia e Argentina.

Também participaram da coletiva de imprensa o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, a assessora do Departamento de Economia e Estatística da CIC, Nara Panazzolo, e a assessora de Economia e Estatística da CDL, Maria Carolina Gullo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC