Notícias

Economia de Caxias do Sul já acumula perdas de quase 16% em 2015

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 01/09/2015

Números do desempenho econômico foram apresentados nesta terça-feira (1º) pela CIC e CDL - Foto: Cristiane Carvalho/CIC
Números do desempenho econômico foram apresentados nesta terça-feira (1º) pela CIC e CDL - Foto: Cristiane Carvalho/CIC

Com um crescimento de 9,8%, o comércio foi responsável pela alta de 4,5% no desempenho da economia de Caxias do Sul em julho, se comparada ao mês anterior. A indústria e os serviços também cresceram na comparação com junho: 3,4% e 3,3%, respectivamente. O resultado positivo de julho, porém, não foi suficiente para deter a desaceleração da economia em 2015. O acumulado de janeiro a julho mostra que indústria, comércio e serviços apresentaram resultados negativos, fazendo com que a economia local acumule uma queda de -15,7% nos primeiros sete meses do ano. Os números do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de julho foram divulgados nesta terça-feira (1º) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Para o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias, os números mostram que houve uma desaceleração bastante forte na economia de Caxias do Sul. Segundo ele, o fato de julho ter sido melhor do que junho não significa uma reversão da situação, que tende a piorar. “A perspectiva de curto prazo não é otimista. É quase certo que fecharemos o ano no negativo”, avaliou.  Opinião compartilhada por Carlos Zignani, também diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC: “O cenário hoje em Caxias do Sul é muito triste. As incertezas da economia deixam todo mundo na dúvida sobre investir ou não. Não temos perspectivas de melhora”.

O mesmo comportamento de queda nos três segmentos também foi verificado na comparação entre julho deste ano e julho de 2014 e no acumulado dos últimos 12 meses.

De acordo com o levantamento, em julho, na comparação com junho, o Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias) foi positivo nos seguintes itens: utilização da capacidade instalada (2,4%), horas trabalhadas (2,7%), compras industriais (16,9%) e vendas industriais (4%). O componente “massa salarial” foi o único que apresentou redução e ela foi da ordem de -10,6%. Na comparação com julho de 2014, porém, todos os itens foram negativos, sendo “massa salarial” o de pior desempenho, com queda de 28,5%.

O mercado de trabalho novamente apresentou retração, com o corte de 2.119 vagas, a maioria na indústria. No acumulado de 2015, o desempenho é negativo em 2,86%. O mesmo comportamento se verificou nos últimos 12 meses, quando os postos de trabalho em Caxias do Sul caíram 5,4%. “A redução da massa salarial é reflexo da queda no emprego”, observou Messias.  

Já o saldo da balança comercial registrou uma alta de 26,3% em julho em relação a junho com exportações crescendo 16,6% e as importações aumentando em 1%. No acumulado de janeiro a julho, este saldo também foi positivo em 34,3%.

A Argentina, com 13,51%, retomou a posição de principal destino das exportações locais. Em seguida vieram Chile, Estados Unidos, México, Uruguai, China e Equador. Já a China, com 41,17%, foi o principal país de origem das importações caxienses em julho. Logo após aparecem Itália, Alemanha, Estados Unidos, Índia e Argentina.

Também participaram da coletiva de imprensa o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, a assessora do Departamento de Economia e Estatística da CIC, Nara Panazzolo, e a assessora de Economia e Estatística da CDL, Maria Carolina Gullo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC