Notícias

“Fazer o bem é uma escolha inteligente”

Gerais

Publicado em 24/08/2015

Frei Jaime Bettega palestrou sobre responsabilidade social na reunião-almoço da CIC em comemoração aos 50 anos da Lefan - Foto: Julio Soares/Objetiva
Frei Jaime Bettega palestrou sobre responsabilidade social na reunião-almoço da CIC em comemoração aos 50 anos da Lefan - Foto: Julio Soares/Objetiva

Os 50 anos da Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan) foram comemorados na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), desta segunda-feira (24), que debateu o tema da responsabilidade social. Palestrante do evento, o coordenador-geral da Lefan, frei Jaime Bettega falou sobre o trabalho da instituição que atende, juntamente com o Projeto Mão Amiga - que encaminha para escolas particulares as crianças carentes, de zero a seis anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito - mais de cinco mil pessoas diretamente e mais de 15 mil indiretamente. Lefan e Mão Amiga têm mais de 15 projetos assistenciais em andamento e uma estrutura que conta com 145 funcionários e 180 voluntários. “Fazer o bem é uma escolha inteligente”, afirmou frei Jaime.

A instituição, que é mantida pela Associação Literária São Boaventura e Editora São Miguel, pertencentes à Ordem dos Frades Capuchinhos, oferece cursos profissionalizantes, encaminhamento ao mercado de trabalho, serviço de assessoramento aos recicladores, atendimento jurídico, psicológico, nutricional, odontológico e serviços de podologia.  Seu trabalho assistencial visa às famílias, crianças, adolescentes, idosos, moradores de rua e mulheres vítimas da violência.

Frei Jaime destacou o espírito solidário que também caracteriza Caxias do Sul. Historicamente, de acordo com ele, a cidade sempre contou com muitas pessoas solidárias. No entanto, frei Jaime entende que a caridade precisa ser organizada para alcançar mais resultados. “Ações isoladas levam ao cansaço. Juntos, os objetivos são alcançados”, ponderou.

Ainda sobre responsabilidade social e reiterando a importância dos projetos voltados à infância, o coordenador-geral da Lefan afirmou que o município que não cuidar de suas crianças terá de dar conta, mais tarde, dos seus presidiários.  

O presidente da CIC, Carlos Heinen, entregou uma placa ao frei Jaime Bettega em homenagem aos 50 anos de fundação da Lefan.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Galeria de imagens