Notícias

Doutora em economia traz dados sobre a retração econômica e o desemprego

Conselho da Empresária

Publicado em 30/07/2015

Maria Carolina Gullo palestrou no Café com Informação desta quinta (30)

O tema da economista Maria Carolina Gullo foi “Retração econômica e desemprego – tendência de mercado para os próximos meses”. Maria Carolina, que também é membro do Conselho Consultivo de Economia, Finanças e Estatísticas da CIC, palestrou no Café com Informação desse mês. A doutora afirmou que as notícias não são tão boas, mas que tendem a melhorar.

A doutora, por meio de gráficos comparativos, demonstrou a taxa de PIB de Caxias do Sul comparada com a taxa de emprego e remuneração. A nossa cidade mantém uma média mais alta do que o próprio país, “o que não significa muita coisa, já que o dado representa apenas uma média e a média geral do Brasil não vai tão bem”, aponta Carolina.

Segundo a economista, as causas para o desemprego na cidade e região foram o estímulo ao consumo interno, redimensionamento da produção para o mercado interno, a redução de IPI, crédito facilitado, a instabilidade política (crise de legitimidade) e o esgotamento do modelo político. A partir de agora, o crescimento econômico depende do consumo das famílias aumentar, do consumo do governo diminuir e de serem feitos investimentos nas empresas.

Para finalizar, Maria Carolina trouxe percepções sobre as tendências econômicas para o próximo ano e afirmou: “Existe luz no fim do túnel, apenas depende da sensibilidade dos olhos!”. De forma otimista, ela sugeriu que é hora de reinventar as empresas, os negócios, criar o que hoje não existe. “É preciso fazer do limão uma limonada e, de preferência, doce”, finalizou.

Material para Download