Notícias

Economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi analisa o cenário econômico

Gerais

Publicado em 28/07/2015

Alexandre Englert Barbosa
Alexandre Englert Barbosa

Economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi analisa o cenário econômico
Alexandre Englert Barbosa palestrou na reunião-almoço da CIC nesta segunda-feira (27)

“Cenário econômico e perspectivas” foi o tema da palestra do economista Alexandre Englert Barbosa, na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (27). Economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre apresentou uma série de dados e gráficos que representam o cenário atual econômico e quais são as tendências até o final do ano que vem.

 O palestrante afirmou que apesar de a situação não estar animadora, o processo inflacionário tem se tornado possível de ser revertido a partir de 2016. Um dos fatores que transtornou a economia, segundo Alexandre, foi o fato de, diante do aumento dos custos, da redução dos lucros e da desconfiança na economia, os investimentos acabaram sendo deixados de lado. O economista explica que a esperança se encontra atualmente focada no agronegócio, por meio principalmente das carnes e da vitivinicultura, setor que vem crescendo devido ao aumento da oferta e da demanda de suco de uvas no Brasil.

 Apesar de vários dados não favoráveis apresentados, Alexandre acredita na ‘volta por cima’ da economia brasileira que, mesmo um pouco tarde, está voltando a apresentar pequenos lucros.